poniedziałek, 10 listopada 2008

Święto Niepodległości


Feriado nacional polaco que celebra a Restauração da Independência da Polónia (11 de Novembro de 1918) depois de 123 anos de domínio estrangeiro (o País estava repartido entre a Áustria, a Alemanha e a Rússia).

No final da II Guerra Mundial com a derrota da Alemanha e Áustria e com os dirigentes da revolução russa a renunciar ao passado conquistador, a Polónia pôde ver de novo restabelecida a sua independência.

Culminando uma longa luta pela independência e pela unidade do país, forma-se em Lublin um Governo Provisório sob a liderança de Ignacy Daszyński. (Partido Socialista Polaco). Desarmam-se as tropas austríacas.

Entretanto Józef Piłsudski é libertado pelo alemães e regressa a Varsóvia, onde chega triunfalmente no dia 10 de Novembro de 1918. Começa o desarmamento das tropas alemãs ainda estacionadas em Varsóvia.

No dia 11 de Novembro Józef Piłsudski é nomeado omandante em Chefe das Forças Polacas.

No dia 14 de Novembro o Governo Provisório de Ignacy Daszyński é substituido por outro governo afecto ao general Piłsudski e chefiado por Jędrzej Moraczewski.

A Polónia que então reganhou de novo a independência tinha então fronteiras diferentes das de hoje como se pode ver no mapa acima.
Este ano celebra-se o 90ª aniversário da restauração da Independência da Polónia.

Brak komentarzy: