Recebemos a seguinte mensagem que afixamos sem mais demoras:
Dla wszytskich, ktorzy moga byc zainteresowani 6 grudnia w Lisbonie odbedzie sie premiera filmu polskiego rezysera Juliusza Kossakowskiego dotyczaca walk bykow w Portugalii.
A estreia do filme de Juliusz Kossakowski é no dia 6 de Dezembro próximo (Sábado) no Fórum Lisboa (antigo cinema Roma) pelas 21:30.
A quem for ver pedimos que nos deixe um comentário (em português ou em polaco).
1 komentarz:
Muito interessante documentário sobre as touradas à portuguesa. Mostra-se de uma forma crua e clara a cadeia de produção deste espectáculo, desde a criação de touros, à aprendizagem e preparação de toureiros e forcados.
Emocional e racionalmente identifico-me com os que querem acabar com desta verdadeira tortura. O filme Juliusz Kossakowski não. Deixa que a realidade e os seus actores falem por si próprios.
E essa realidade que nos atinge com violência mostra-nos o touro a chorar na arena, exausto e espirrando sangue, esvaindo-se para gáudio da assistência. Mostra-nos o padre católico de barrancos de megafone na mão chamando o povo local a participar na procissão e na alegre matança e suplício dos animais (quão longe andará esta Igreja de São Francisco).
Mas mostra-nos também a comovente coragem indómita dos forcados de Montemor, que sujos, feridos e ensanguentados voltam à arena, uma, duas, três, quantas vezes forem precisas até conseguirem finalmente pegar o touro, animal de mais de 500 quilos. Esta determinação e coragem, esse cerrar de dentes e voltar à luta, são bem características do povo português. Pena que sejam consumidas e desperdiçadas num objectivo tão fútil e pueril.
Juliusz Kossakowski sendo estrangeiro, de um país em que não existem touradas, tem o mérito de não se deixar envolver nas polémicas internas portuguesas e de nos mostrar aquilo que para o bem e para o mal elas são. Um excelente filme.
Prześlij komentarz