piątek, 20 lutego 2009

NBP baixa taxas de juro

Para tentar contrariar a forte desaceleração económica verificada nos últimos meses, que tem como origem a redução da procura externa e a contracção do investimento interno, o Banco Nacional da Polónia, reduziu ontem, 19 de Fevereiro, a sua taxa directora em 0,75%.

O zloti continua a sua curva descendente, o que põe cada vez mais pressão nas famílias que contraíram empréstimos em moeda estrangeira para compra de habitação, mas permite às empresas polacas continuar a exportar.
PLN/ EURO


czwartek, 19 lutego 2009

Kamila Skolimowska morre em Portugal


Segundo o Expresso on-line a atleta polaca, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos na modalidade de lançamento do martelo, morreu ontem, quarta-feira dia 18 de Fevereiro, no Algarve no decurso de um estágio promovido pela Federação de Atletismo polaca.

Kamila Skolimowska tinha 26 anos.

Uma notícia que nos entristece.

piątek, 13 lutego 2009

World Press Photo – Fotógrafos polacos premiados

Justyna Mielnikiewicz ganhou o segundo prémio, na Categoria de Histórias do World Press Photo de 2008.

A jovem fotografa polaca, estudou na Universidade de Cracóvia e trabalhou como fotografa para um dos mais importantes jornais polacos a Gazeta Wiborcza. Em 2001 tornou-se fotografa freelancer e mudou-se para Tiblisi na Geogia. Foi nesse país que tirou em Agosto de 2008 as fotografias que lhe valeram o prémio.

Wojciech Grzedzinski, ganhou o terceiro prémio, na Categoria de Histórias, do World Press Photo. As fotografias premiadas foram publicadas pelo jornal polaco Dziennik.

O tema dos dois fotografos distinguidos é o mesmo, são imagens da guerra que se seguiu ao ataque da Geogria à Ossetia do Sul no Verão passado.
Foram também premiados Tomasz Gudzowaty, terceiro prémio na Categoria de Desporto, Tomasz Wiech, terceiro prémio da Vida Quotidiana e Kacper Kowalski segundo lugar Artes e Entretenimento.