wtorek, 13 kwietnia 2010

Missa em sufrágio das vítimas do desastre do avião presidencial

Nota publicada pela Embaixada da República da Polónia

A Embaixada da República da Polónia em Lisboa informa que o livro de condolências pela trágica morte do Presidente da República da Polónia, Lech Kaczyński, da Senhora Maria Kaczyńska e das restantes vítimas do desastre de aviação ocorrido no dia 10 de Abril, está aberto entre os dias 11 e 17 de Abril, das 9.30 às 18.00 horas, na Embaixada da República da Polónia, Av. das Descobertas 2, Restelo.

A Santa Missa em sufrágio das vítimas da tragédia será celebrada na Igreja do Mosteiro dos Jerónimos, no dia 14 de Abril, às 20.00 horas, acompanhada pelo Coro Académico da Universidade de Varsóvia.
Agradecemos todas as manifestações de solidariedade demonstradas pelas mais altas autoridades portuguesas e pelo povo português.

sobota, 10 kwietnia 2010

Missa pelas vítimas do desastre do avião do Presidente da Polónia

Nota do site da Embaixada da Polónia

Pela trágica circunstância da catástrofe do avião presidencial perto de Smolensk, amanhá (Domingo), dia 11 de Abril de 2010, pelas 17h30, na igreja da Misericórdia Divina em Odivelas (Rua Sidónio Pais 64), padre Andrzej Gładysz celebrará a Santa Missa pelas vítimas da catástrofe.

A Polónia de luto - Morreu o Presidente Lech Kaczyński


O Presidente da Polónia Lech Kaczyński morreu num terrível acidente de aviação quando o avião em que seguia com a mulher e um conjunto de outros dirigentes políticos e militares polacos se despenhou ao fazer a aproximação ao aeroporto da cidade russa de Smolensk. O governador do Banco Nacional de Polónia (NBP), também se encontrava a bordo.

A todos os nossos amigos polacos apresentamos os nossos sentidos pêsames.

piątek, 2 kwietnia 2010

Ovos de Páscoa


Ovos de Páscoa

Um dos mais interessantes costumes polacos associados à Pascoa é o da preparação dos ovos de Páscoa decorativos.

Inicialmente os ovos eram de galinha, a maioria, e de pato e de ganso. Estes ovos são os que ainda são preparados pelas famílias. Comercialmente encontram-se ovos artificiais normalmente de madeira, mas também de outros materiais, incluindo metais e pedras preciosas.

Existem várias técnicas para pintar os ovos. Numa das mais utilizadas o ovo é coberto com cera derretida que depois é pintada. Os ovos produzidos com esta técnica são os Pisanki.

Os ovos pintados são verdadeiras obras de arte, plenos de cor e de esperança. Uma maravilha da arte popular.

Uma Boa Páscoa. Wesołych Świąt.