niedziela, 17 stycznia 2010

Donald Tusk ganha Prémio Carlos Magno


O prestigioso Premio Internacional Carlos Magno da cidade de Aachen (Internationaler Karlspreis der Stadt Aachen) de 2010 foi atribuído ao primeiro-ministro polaco Donald Tusk.

Este prémio é atribuído na Alemanha a personalidades que se tenham destacado na defesa dos princípios europeus e contribuído para a unidade europeia. O prémio é atribuído desde 1950. O prémio foi entregue a personalidades muito diversificadas entre as quais aos fundadores do projecto europeu Konrad Adenauer e Jean Monnet, mas também a Winston S. Churchill e Edward Heath e aos americanos Henry A. Kissinger. Os Reis Juan Carlos de Espanha e a Rainha Beatriz da Holanda também se incluem na lista de vencedores a par com François Miterrand, Helmut Kohl, Jacques Delors, Filipe Gonzalez e Václav Havel. O Prémio nunca foi atribuído a um português.

Apenas um outro polaco Bronisław Geremek tinha ganho este prémio, tendo-o obtido em 1998.

piątek, 1 stycznia 2010

Grande Música da Polónia



O novo programa da Antena 2 sobre a Música da Polónia. É às 9 horas da manhã todos os Sábados. Começa já manhã, dia 2 de Janeiro de 2010.


O programa Grande Música da Polónia é simultaneamente um convite à audição da melhor música que a Polónia produziu ao longo dos séculos e uma chamada de atenção para as grandes obras, compositores e instrumentistas que nos chegam do país de Chopin.

Distante no espaço e no regime, só após o derrube do comunismo e da subsequente instauração de uma democracia liberal é que a Polónia começou a ser mais conhecida dos portugueses e a sua arte e sua cultura mais divulgadas. A qualidade dos compositores, a excelência das obras, e o virtuosismo dos intérpretes, granjearam-lhe reconhecimento internacional e merecem, naturalmente, a atenção do ouvinte da Antena 2.

Ao longo de 13 programas acompanharemos passo a passo a evolução da música erudita polaca desde a Idade Média aos dias de hoje. Dos hinos medievais à música contemporânea escutaremos os melhores sons deste povo milenar.